segunda-feira, 6 de abril de 2009

Finalmente, meu 1º emprego na área!



Quem acompanha meu blog sabe que ultimamente estou com novidades na cartola e começarei colocar para vocês aos poucos...

Depois de alguns anos cansativos, árduos, mais produtivos de luta e batalha – e eu sei que não sou a única, finalmente antes de me formar, consigo meu primeiro emprego na área de Psicologia Organizacional. Quem me conhece pessoalmente sabe que eu não tenho pretensões de seguir uma vida profissional clínica atualmente, até porque quem deseja uma área clinica trata automaticamente de escolher uma abordagem dentro de zilhos de possibilidades para atuação, logo no meio do curso, e infelizmente ou não, dentro da minha cabecinha, escolher uma abordagem especifica elimina a importância de todas as outras, e uma escolha que eu acredito que eu não preciso fazer nesse exato momento.
Apesar de ter uma recaída forte pela Psicanálise Freudiana e Lacaniana e que não é puramente Psicologia, mas está incluído no pacote pelas suas contribuições, além do apaixonamento pela Psicologia Humanista, ainda estou experimentando muitas novidades teóricas e que estão surgindo ao longo dos anos. A clínica é meu terceiro sonho na área de psicologia, e que será consumado num futuro, por volta lá dos meus 40 anos de idade, ou quem sabe antes, ou até depois.
Tive meu primeiro emprego aos 19 anos de idade e depois de uns 2 anos e 6 meses passei na faculdade de Pedagogia e depois Psicologia, logo, em alguns anos da minha vida, fui pulando de estágio em estágio, mudando de curso/faculdade e descobrindo exatamente o que gostava de fazer. Sacrifiquei alguns anos de minha vida em estágios na área de Psicologia Organizacional, dormindo muito nas salas de aula devido as viagens longas que fazia e o cansaço, mas aprendendo, lendo e vivendo esse campo de atuação, com foco maior nas indústrias. Aprendendo sobre as subdivisões da área de Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Departamento De Pessoal, e que hoje é disputada acirradamente pelos profissionais da área de Administração e Pedagogia. E vejo que arrependimento é ridiculo diante dos caminhos que "diretamente" somo nós que escolhemos!
Bom, mas do primeiro para o terceiro desejo... O segundo passo será trabalhar com jovens portadores de necessidade especiais auditivo. Depois claro do primeiro passo consumado e solidificado, porque tenho pretensões de chegar a Gerência e que nesse exato momento necessita ser semeada. Logo, a clínica terá seu lugar em breve. Estou feliz demais, porém mais feliz ainda, estarei e vou ficar quando meu canudo estiver em mãos e não vai demorar muito.
Esse ano foi muito importante para entender que prioridades podem ser recriadas e nem sempre as coisas precisam seguir uma lógica para ser, nem acontecer. Até porque a única lógica que existe é a que criamos dentro das nossas cabeças. A idade e o tempo para as coisas são relativamente à última coisa que devemos nos preocupar, o tempo não pára e felizmente temos uma vida toda pela frente para conquistar muitas coisas que acreditamos e que queremos, sem precisar denominar como perda de tempo. Até porque não existe perder tempo, por mais que a gente acredite em alguns momentos tristes de nossas vidas. Apenas existe a ordem e o valor que damos as coisas que priorizamos e que acontecem ou não no momento que achamos que deveria ter acontecido, quando na verdade acontece quando estamos preparados para agarrá-las. E antes que vocês instituam que esse papo pode ter haver com sorte - não acredito. Na vida e em relação as possibilidades profissionais só acontecem se você está na hora certa e no momento certo, com habilidades e competências necessárias para assumir determinados desafios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui não precisa bater...Se jogue!