quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Psicopata mora ao lado - Ana Beatriz

Estou lendo o livro Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva. A autoria é uma médica psiquiatra e já escreveu vários livros sobre comportamento humano, inclusive já se apresentou em vários programas de televisão.
O livro é muito bom, com informações importantes pra quem deseja conhecer melhor o mundo da Psicopatia. Inicialmente a autora escreve uma boa compreensão sobre o ser e estar consciente, possibilitando a quem lê um entendimento sobre a mente humana, numa concepção um tanto subjetiva e complexa, visto a própria confusão das ciências ao definir a consciência. O livro também pincela sobre a idéia de bem e mal que será de importância pra quem deseja conhecer a origem dos transtornos de personalidade. Porque, a psicopatia é definida como transtorno de personalidade.
Na psicopatia não existe uma atenção ou uma preocupação com o outro enquanto pessoa, mesmo porque, essas pessoas tratam o outro como objeto, que será usado e manipulado em função do poder, estado ou divertimento que lhe possa gerar. Ao contrario da concepção em torno da *Psicose, que é muitas vezes confundida com a Psicopatia, ou seja, é completamente diferente.
• doença mental, criação do real, esquizofrênico.

Existem linhas teóricas que afirmam que o individuo nascem e com seu desenvolvimento ao meio adquire o transtorno. Ou seja, eu nasço um homem bom e o meio me transforma. Inato ou Adquirido??? Sendo já considerado como um discurso antiquado, pois atualmente, se detecta que existe uma portabilidade genética, DNA. a psicopatia apenas pode ser detectada mediante a observação de comportamentos atípicos com outras pessoas, como gestos de maus-tratos e manipulação, em todas as fases humana. Não há cura!apenas se detectado um acompanhamento educacional que minimize os impactos...

A maldade se apresenta pela falta, eliminação de afeto!!!Manipulação da emoção alheia e mentiras, muitas mentiras. Há uma incapacidade da afetividade e do amor num nível incalculável para com outras pessoas.

Os níveis da psicopatia podem ser: leves e moderados – A autora informa que de 4% existentes 3% são os psicopatas leves e moderados, o primeiro e o segundo convive entre nós, nos meios profissionais e nas relações como um todo, se caracterizam por comportamentos típicos de golpes roubos, desvio de dinheiro, proveito de várias situações, ou seja, seduzem pra atingir seus objetivos. No caso dos psicopatas moderados eles articulam usando pessoas sem “colocar a mão na massa”, pra chegar ao seu objetivo. O 1% está no nível grave, esse faz, executa com as próprias mãos diante do prazer sentido no ato de matar.

Os psicopatas são extremamente inteligentes e manipuladores, se tornam vitimas facilmente pra seduzir e chegar aos seus objetivos utilizando de qualquer artifício pra conquistá-lo.

A autora trata que a sociedade promove diante de atos e comportamentos a fomentação da competitividade e o individualismo a promoção de mais atos psicopatas.
Não espere que os psicopatas que moram ao lado sejam feios, inconsistente, ignorante e loucos na forma de se apresentar. Geralmente será o contrário.
No mais, o livro é muito bommmmmmmm!

2 comentários:

  1. ótima resenha do livro. Tenho vontade de ler esse livro, mas tenho medo, confesso, de ficar paranóica...

    ResponderExcluir

Aqui não precisa bater...Se jogue!