terça-feira, 3 de agosto de 2010

PODER

Vejo manifestações de poder nas mais simplistas atitudes. Penso o quanto o ser humano necessita se impor perante aos outros com demonstrações de que podem e devem ter seu direitos respeitados pelo simples ato de merecer o que já é seu.

Todos sem exceção exercem o poder de alguma forma. Alguns com aquisição de bens materiais melhores que os outros, outros com inteligência, outros com posição profissional, outros com dinheiro e assim poderia passar toda a tarde enumerando formas normais de fazê-lo, e que passam despercebidos no momento da sua execução. Atualmente a relação de poder – ter – e posso, é a chave pra desbravar atos imensuráveis de maldade e impercebíveis, ou às vezes, minimamente observável de bondade e justiça.
O poder está ligado ao prazer, bem como, o prazer está ligado ao domínio de ser dono de algo, alguma coisa, ou dos que se acham donos de algumas pessoas.

Li em algum lugar, que não me lembro agora, “onde existem dois homens há demonstração de poder”. Na realidade, as relações de poder se estabelecem meio que pra se sobrepor aos outros do que a si mesmo. Às vezes penso que é uma forma das pessoas se enganarem, como várias outras formas existente, porque a sim, tenderá a cumprir o objetivo maior, de ser melhor – o melhor de si.



Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Motos e fuscas avançam
Os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais...

Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui não precisa bater...Se jogue!