sábado, 4 de abril de 2009

Ei! Tem alguém aí?


" Quando duas pessoas se encontram e uma delas está de cabeça para baixo, não é tão fácil dizer qual delas está na posição certa."

Quem nunca ouviu falar de Jostein Gaarder é porque com certeza nunca deve ter ouvido falar ou lido o Mundo de Sófia, que a meu ver é um dos livros mais deliciosos sobre filosofia. Infelizmente eu não tenho em casa e sempre digo que vou comprar, mas acabo dado prioridades a outras coisas, ou comprando para dá de presente para alguém e nunca para mim mesma.
Bom! Atualmente estou lendo outro dele chamado Ei! Tem alguém aí?, que também é outra delícia. Claro, que não é um tipo de livro que qualquer pessoa leria, por uma questão de gosto mesmo. A descrição dele é menos rebuscada, possui uma intencionalidade de ser fluido e compreensível para qualquer idade, mas com um estigma mais infantil, e uma das suas grandes sacadas e grande barato é a sua disposição para o mundo imaginativo, construído personagem interessantíssimo e diálogos que possibilitam ao leitor viajar e compreender uma concepção de mundo muitas vezes ignorado pelos adultos e que é de estrema importância para o desenvolvimento mental no que se refere ao processo de abstração imprescindível na vida de uma criança, até como no adulto também. Gaarder elabora historinhas que falam do mundo num olhar diferenciado, de questionamentos e implicação do individuo no processo de descobrimento de si e do mundo. É genuíno e singelo.
Claro que, não contarei nada mais sobre o livro, quem tiver interesse de presentear algum filho, sobrinho, afilhado, já sabe, vale a pena é muito interessante. Ah, tá! Eu também não tenho, se quiser me dá de presente, fiquem a vontade.

Ler esses tipos de livro me faz lembrar várias coisas, tipo; o desenho maravilhoso conhecido como: O Mundo encantado de Bob, as músicas infantis de Toquinho, a incomparável literatura O Pequeno Príncipe - Antoine Saint-Exúpery e um catatau de delícias que são feitas tanto para pingos de gente como para gente grande que tem pingos de gente dentro de si.
Autor: Jostein Gaarder
Titulo Original: Hello? - Er det noen her?
Literatura infanto-juventil
Companhia das Letrinhas, 1997


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui não precisa bater...Se jogue!